Os passos para formar um time de Marketing de sucesso na sua empresa de Software

Um dos principais modelos de Marketing Digital que tem sido buscado pelas empresas de Software que desejam escalar suas vendas é o chamado Inbound Marketing, que consiste em conquistar o cliente por meio da geração de confiança, credibilidade e maior entrega de valor por meio de conteúdo interessante para o público alvo, como falamos neste outro texto: http://bit.ly/2u31jmd.

Muitas empresas tem buscado formar equipes de Inbound Marketing internamente, com colaboradores contratados e o grande desafio é encontrar as pessoas certas para compor este time.

Perfis e competências essenciais

Em uma estratégia de Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, um dos principais perfis de Marketing para uma empresa de Software seria o Gestor de Conteúdo. A função dele é produzir material em texto, vídeo e derivados para o público alvo. Para isso, ele precisa ter entendimento na área no qual o software da empresa atua e entender como o produto funciona.

O melhor modo de fazer o trabalho do gestor de conteúdo fluir, é colocá-la junto às equipes de desenvolvimento e suporte do produto, assim ele poderá ter mais ideias e produzir um conteúdo o mais fiel possível às necessidades e objetivos da empresa. Os texto para blogs são um dos maiores exemplos, da produção do gestor.

Outro profissional importante na hora de desenvolver a sua estratégia de marketing é o Designer, pois é ele quem irá produzir as artes, que são muito importantes por fazerem parte do conjunto de atributos que dão a primeira impressão da empresa e fazem com que os usuários e leitores tenham uma melhor usabilidade nos canais digitais.

É imprescindível que o designer também tenha conhecimento em Web. Se não for alguém que domine a parte técnica como HTML e CSS, ele deve conhecer de WordPress e contar com ferramentas que o proporcionem a capacidade de editar e construir páginas do site, Landing pages e afins.

Boa parte do trabalho do designer também será para a criação de  artes para mídias sociais, anúncios e derivados, onde existe grande oportunidade de se explorar técnicas de atração de público. As gerações da tecnologia estão cada vez mais infiltradas dentro do mercado de trabalho e nem é necessário dizer que são a maioria quando se fala em eletrônicos.

Desta forma, surge então o papel da gerência de mídias, pois é necessário uma pessoa que estará monitorando e trabalhando estratégias nas redes sociais. A equipe de suporte, por sua vez, deve estar atenta às necessidades deste gerente e identificar que tipo de informação pode ser relevante para o perfil de clientes da empresa e que podem ser fornecidas rapidamente de modo a manter o público atualizado pelos canais que ele utiliza diariamente.

O especialista em Ad Words é outra função muito importante, pois ela irá fazer  com que a empresa obtenha resultados mais rápidos com as campanhas e atingirem um maior alcance. O Google Ad Words é uma ferramenta responsável por auxiliar na busca de palavras chave no qual a sua empresa está inserida no Google, portanto um profissional eficiente da área é muito requisitado.

Os perfis destacados podem chegar a ser feitos até mesmo por uma ou duas pessoas, dependendo do tamanho da empresa. Contudo, a eficiência do trabalho poderá e irá ser afetada dependendo da demanda e da velocidade que a empresa deseja obter os resultados.

Uma outra alternativa é analisar quais competências podem ser terceirizadas para agências e outros prestadores de serviço, que já contam com uma equipe montada para atender as necessidades das empresas. É uma opção principalmente para empresas que não possuem todas as capacidades internamente, como também para aquelas que precisam realizar um trabalho menor e que não necessitam de uma equipe de 2-3 pessoas.

Aqui neste link em nossa biblioteca, você encontra outros materiais sobre Marketing Digital e Vendas, que podem ajudar você a capacitar as pessoas da sua equipe e treinar quem está começando no Marketing Digital.

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