Planejamento de Marketing Digital em 3 passos

Não é de hoje que as plataformas online estão fazendo sucesso entre as empresas. Em diversos posts do nosso blog falamos da importância de estar presente nos meios digitais.

O que não pode acontecer é você simplesmente inserir sua marca em uma rede social ou começar a disparar email marketing para a sua base de contatos, sem antes estabelecer um Plano de Marketing Digital para sua empresa, ou seja, traçar objetivos e definir qual caminho será percorrido até você alcançar o resultado esperado.

Para te ajudar, fizemos esse post com 3 passos que você precisa seguir para conquistar o seu objetivo, ou melhor, para desenvolver um Planejamento definitivo de Marketing Digital para a sua empresa ter sucesso na internet.


Primeiro Passo: Objetivo e Análise Estratégica

Aonde você quer chegar?

Tentar desenvolver um Planejamento Estratégico sem ter um objetivo bem definido é o mesmo que sair de casa sem saber para onde vai, apontar a flecha sem ter o alvo em sua direção; você vai investir tempo (e consequentemente dinheiro) e não vai ter o retorno esperado. Desta forma, estabeleça quais são as metas que você deseja alcançar para que todo o seu planejamento seja feito com base no seu objetivo.

No meio do caminho tinha uma pedra?

Sempre existirão “pedras no caminho” que podem dificultar você a chegar no seu objetivo; por isso é importante conhecê-las, para saber como lidar com os obstáculos que aparecerão na execução do seu planejamento! Estamos falando dos concorrentes, que também utilizam a internet como meio de comunicação com seu público-alvo.

Realizar um benchmarking para analisar quais estratégias, pontos positivos e negativos os seus concorrentes possuem, faz parte do “pontapé inicial” do seu planejamento.

Pra quem você vende?

Com a evolução digital, existem ferramentas que possibilitam você segmentar determinado anúncio ou campanha para o seu público alvo, como por exemplo as ferramentas do Facebook que falamos neste post. Sendo assim, é imprescindível definir com qual público você quer se comunicar, saber com que frequência ele entra na internet, quais sites costuma pesquisar, em que rede social está cadastrado… enfim, conhecer o seu público-alvo de ponta a ponta!

Para isso, sugerimos que você crie uma Buyer Persona para a sua empresa, ou seja, traçar um perfil do consumidor ideal para o seu negócio. Tenha definido qual sua idade, trabalho, hobby, situação financeira, estado civil, por quais dificuldades ele passa, entre outras características.    

Segundo Passo: Plano de Ação

Quais canais o seu público frequenta?

Agora que você conhece tudo sobre o seu público-alvo, já pode começar a definir em quais canais divulgar a sua marca: Facebook, Linkedin, E-mail, Site, Blog, Instagram, Pinterest,….
Não existe uma quantidade limitada de canais que podem ser utilizados, mas é preciso escolher os canais apropriados para cada tipo de campanha, para não demandar esforços em uma tarefa que não vai trazer retorno à sua empresa. No nosso blog temos dois post sobre os melhores canais digitais para empresas varejistas e empresas B2B.

Se você é “marinheiro de primeira viagem”, esteja sempre atento aos resultados de cada campanha, monitore e identifique os canais que estão gerando resultados para fomentar suas publicações, e os que não estão gerando tráfego para descartá-los do planejamento.

Aproveite e assista também nosso Webinar sobre quais redes sociais sua empresa deve estar presente.

Qual conteúdo é interessante para o seu público-alvo?

Chegamos na etapa principal do Planejamento Estratégico. Nesta fase é preciso saber qual assunto será abordado nos seus canais digitais, que serão responsáveis por atrair a atenção dos potenciais clientes da sua empresa.

Muito mais que o conteúdo, a forma como ele será a apresentado determina o perfil do seu consumidor. Exemplo: não adianta usar termos formais se o seu público é universitário, ou vice-versa. Além disso, vale ressaltar que para cada canal existe uma forma diferente de se comunicar (a forma como você se comunica no Instagram não é a mesma para o Linkedin).

Tempo e Frequência das Postagens

Conforme o Planejamento Estratégico vai tomando forma, vão surgindo diversos planos de ação para a divulgação da sua marca nas plataformas online. Para isso, será indispensável ter um cronograma com todas as atividades, frequência de postagens, canais de veiculação e sinergia entre todos os conteúdos da campanha como um todo. Todos os canais devem estar alinhados para que você alcance o seu objetivo!

Em nosso site temos diversos materiais sobre canais digitais:

Execução

Colocando a “mão na massa”

Chegou o momento de colocar em prática tudo o que você definiu no Planejamento Estratégica, seguindo o cronograma e utilizando os planos de ação estabelecidos para obter sucesso nas estratégias da sua campanha.

Monitoramento

Mesmo que você tenha definido a sua Persona, o canais digitais ela frequenta e quais conteúdos são interessantes pra ela, é importante monitorar constantemente o desempenho das suas campanhas. Para isso, existem ferramentas que podem auxiliar na fiscalização dos seus resultados, como por exemplo o  Google Analytics e RD Station. Esta etapa é fundamental para analisar se a sua campanha está contribuindo para você alcançar seu objetivo, ou se é necessário rever e atualizar o seu plano de ação.

Sabemos que a elaboração de um planejamento é algo que exige tempo e muito trabalho para sair da forma que esperamos e obter os resultados esperados. Desta forma, disponibilizamos um material que fala de forma mais detalhada sobre as Etapas Gerais para o Plano de Marketing, que poderá te ajudar neste processo.

Não perca mais tempo e comece agora o seu Planejamento Estratégico de Marketing!

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