Funil de Vendas e Marketing Digital

Opte pelo on-line, mas não se esqueça: nem tudo começa e termina aí (Funil de Vendas).

No post anterior (“Marketing Digital: passos iniciais para um bom planejamento”), apresentamos um pouco sobre um processo inicial para, como o próprio título apresenta, dar os primeiros passos perante o bom planejamento (e mínimo) em uma campanha de marketing digital ou início de um projeto médio / longo prazo.

Contudo, algo que as pessoas já devem ter em seu radar, mas aqui quero reforçar antes do conteúdo deste post propriamente dito é que: antes de marketing ser digital, ele é marketing.

Não devemos jamais anular um conjunto de processos, pesquisas, ferramentas e boas práticas, já pensando em colocar tudo no ar o quanto antes. Um dos grandes pecados que temos na hora de pesquisar, planejar e executar ações relacionadas ao processo de marketing, é deixar que a ansiedade tome conta de nossas formalidades, mente e coração, assim como  acreditar que tudo começa e termina no ambiente on-line sempre.

Devemos analisar que, em uma sociedade hiperconectada, as mídias e tecnologias são pontos de acesso “complementares à vida” para um relacionamento mais eficiente e eficaz no “um-a-um”, e isto não significa tratar tudo como um grande montante de produção, mas também compreende-se o quão difícil é trabalhar a micro personalização de cada ação (o que alcançamos sucesso, por exemplo, perante o funil e automação de marketing).

Enfim, a grande questão é: se você quer obter sucesso no universo on-line, a grande maioria dos passos se dá no contexto off-line, antes da Web propriamente dita.

Então puxe a cadeira, sente-se e de sua “folha em branco”, insira alguns pontos, os principais, de abordagem para uma estratégia voltada muito mais ao consultivo e uma proposta de valor bem alinhada de seu produto e serviço, antes mesmo de qualquer abordagem de preço ou apresentação do seu produto e serviço.

Por isso, o Funil de Vendas é o seu grande amigo na definição de sua proposta de valor, pois o mesmo irá orientar os passos necessários para uma venda, antes de bem realizada, bem elaborada e, assim, voltada ao propósito de sucesso e parceria que sempre deve ter como resultado a satisfação do cliente e superação das suas expectativas.

Por que dizemos isso?

Através do Funil de vendas você pode:

  • Trabalhar de modo claro e objetivo onde sua campanha de marketing e vendas está e onde ela deve chegar;
  • Ter em mente uma proposta de valor real, baseada em um serviço ou produto de qualidade que atenda realmente as necessidades do cliente ou parceiro de negócio, se livrando do péssimo hábito que ainda impera em muitos comerciais de torna a venda uma prática de “panfleto falante” muito mais do que benefícios reais e personalização ao público alvo;
  • Mensurar se o resultado de suas ações estão caminhando bem ou necessitam de ajustes;
  • Analisar e corrigir quais os pontos mais falhos e estimular os assertivos dentro de sua prospecção;
  • Definir custos e mensurar o ROI para cada aquisição;
  • Relacionar-se com o cliente de forma madura criar a empatia para uma necessária e duradoura relação sadia com grande possibilidade de crescimento do ticket médio da empresa.

 Sem mais delongas…

… para ajudar um pouco mais sobre a importância desse processo no off-line, antes dos primeiros passos on-line, deixamos dois links para complementar e completar esse assunto ok:

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