Como começar uma estratégia de Facebook para sua empresa

Atualmente o Facebook é visto como o meio mais conhecido pelas pequenas e médias empresas para divulgar uma marca. Não por acaso, pois até março de 2017 a companhia divulgou que 1,94 bilhão de pessoas utilizam os seus serviços mensalmente. Ou seja, se a toda essa grande parte da população mundial está no Facebook, a maior parte das empresas também estão (ou devem estar).

A rede social ficou muito conhecida entre os profissionais de Marketing, por se adequar a  todos os tipos de empresa e segmento, que tem como objetivo divulgar informações da sua marca e garantir o relacionamento com seu público-alvo.

Neste post vamos falar sobre os motivos de investir no Facebook e como dar os primeiros passos para ter sua Fanpage.

E se você ainda não utiliza o Facebook para divulgar sua marca, fique atento ao que você está perdendo!

 

Primeiros Passos no Facebook

Caso você já possua um perfil no Facebook, precisa entender que utilizá-lo para divulgar sua marca exige um certo conhecimento nas ferramentas que a rede dispõe. Inclusive, o primeiro passo será criar uma página Fanpage para a sua empresa.

No entanto, se você já utiliza um perfil para divulgar a sua marca, saiba que é possível convertê-la em uma página sem perder todas as pessoas já adicionadas e transformá-las em fãs.

Se você se sentir inseguro em realizar essa migração, pode falar conosco que fazemos para você.

 

PERFIL X PÁGINA
Qual a diferença?

Enquanto o perfil é para uso pessoal, a fanpage (ou página) é exclusivamente para empresas, instituições, comunidades ou até mesmo figuras públicas, que querem divulgar suas propostas, produtos ou serviços, conteúdos e promoções. Além disso, o Facebook proíbe a criação de perfis para divulgar uma marca.

PERFIL FANPAGE (PÁGINA)
Tem que aprovar todas as solicitações de amizade, manualmente Possibilita que sua empresa tenha novos seguidores, sem precisar aprová-los
Só pode ser acessado com um único login e senha Pode ter quantos administradores você quiser, para gerenciar sua página e cada um entra com seu login e senha pessoal
Limita a sua quantidade de amigos até 5 mil Quantidade ilimitada de fãs (curtidas na sua página)
Por ser direcionado para uso pessoal, não possibilita nenhum tipo de anúncio ou análise de resultados Você pode criar anúncios e impulsionar suas publicações, para alcançar seu público alvo.
Não fornece dados estatísticos e de resultados da sua página Avaliar o desempenho da sua página, analisar estatísticas sobre seu público, resultados das suas publicações..
Não permite agendamento e customizações nas publicações Agendar publicações para o dia e horário desejado

 

Próximo Passo: definindo a imagem da sua marca

Depois de criar uma página para a sua marca, o próximo passo é trabalhar a imagem que você quer passar ao seu público alvo.

– Apresentação: sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Então, não deixe de ter uma boa imagem de perfil, além de ser a apresentação da sua empresa, ela sempre aparecerá quando você fizer uma publicação – o mais indicado é manter algo que identifique sua empresa. A foto de capa é tão importante quanto, pois é a principal e maior imagem que o visitante vê ao entrar na sua página.

– Informações: alimente sua página com o máximo de informações possíveis sobre o seu negócio. Qual o segmento da sua empresa, horário de funcionamento, meios de contato e até o cardápio (caso seja um bar ou restaurante), são conteúdos que ajudam as as pessoas a saber mais sobre sua empresa.

– Identidade Visual: mantenha sempre a identidade visual da sua marca para as postagens, fazendo com que o seu público sempre identifique que as publicações são da sua marca. Acesse nosso e-book sobre Marketing para o Facebook e veja os tamanhos e resoluções ideais para uma Fanpage.

 

Fazendo Marketing no Facebook: aprenda utilizar as ferramentas ao seu favor

Agora que você já “organizou a casa”, é hora conhecer as oportunidades que a rede social oferece para que sua marca seja divulgada da melhor forma.

– Call to Action: os botões de CTA têm a função de divulgar para o seu público ações importantes da sua página, como baixar um aplicativo, encaminhá-lo para uma promoção, fazer inscrição para um material ou realizar uma compra no seu site.

– Publicações: faça postagens que o seu público gostaria de ver. Um post de algum “meme” ou assunto que viralizou recentemente, mas que não tem nenhuma ligação com a sua marca, pode não ser uma boa estratégia. Além disso, você deve utilizar algumas sacadas como perguntas específicas sobre o seu segmento que possam gerar interação com seu público.

– Frequência e horário das postagens: tenha definido o melhor horário e dia da semana para publicar os seus posts, ou seja, o momento que o seu público alvo está conectado. Estabeleça a quantidade de posts que devem ser feitos nestes horários determinados.

– Estatísticas do Facebook: utilize a aba de informações para observar o desempenho da sua página, é muito importante para entender e avaliar os resultados de todas as suas ações – eles serão responsáveis pelas tomadas de decisões do gerenciamento da sua rede. Nesta aba é possível analisar qual o alcance das suas publicações (anúncios e orgânicas), quantas visitas sua página teve, curtidas nas publicações e nas páginas e interações do seu público com sua marca.

– Facebook Ads: trata-se de anúncios publicitários (pagos) que são veiculados na própria rede social e é possível segmentá-los para que o seu público possa vê-los.

Além disso, o  Facebook possibilita definir para qual finalidade você está criando determinada campanha o anúncio, garantindo que você atinja seus objetivos com mais facilidade.

 

Como usar vídeos, aproveitar tendências, fazer um bom planejamento e muito mais

Agora que você já sabe os primeiros passos, é preciso continuar sua jornada.

Para você conhecer todas as ferramentas que o Facebook oferece de forma detalhada, possibilidades, anúncios e publicações em vídeos, relatórios e muito mais, faça o download do nosso E-book: “Introdução ao Marketing no Facebook”.

Nele, além de mais do que você leu no post, abordamos de forma mais detalhada como realizar cada uma das etapas apresentadas aqui.

É gratuito, basta acessar esse link: http://bit.ly/introducao-ao-marketing-facebook

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