Como criar conteúdo de qualidade para o seu site

Você já teve dúvidas na hora de criar conteúdo para o seu site? Já ficou na dúvida se deveria ou não publicar um texto que escreveu ou refazer ele do zero? Teve algum bloqueio mental que lhe impediu de continuar um texto que parecia uma excelente ideia?

Muitas dessas dúvidas na hora de gerar conteúdo de qualidade para o seu blog ou site podem lhe travar na hora de escrever. Com isso, ter engajamento com os seus clientes, ou converter desconhecidos em leads pode ser uma dificuldade grande.

Algumas diretrizes podem ajudar o redator na hora de produzir um conteúdo de qualidade. Entender para quem escrever, como direcionar seu público para o seu produto e pensar onde o conteúdo vai ser distribuído são alguns desses fatores que podem ser cruciais na produção de um excelente conteúdo de Blog.

Vamos ver algumas diretrizes que seguimos aqui na agência para produzir um bom conteúdo:

Defina quem é o seu tipo de cliente

O primeiro passo a ser dado, é você reconhecer quem é a sua Persona. Essa atividade te dará uma ideia de quem representará o comprador ideal do seu produto. A partir disso, você consegue ter um entendimento maior de qual conteúdo criar, quais canais deve veicular e quais métodos tomar para abordar o seu público da melhor maneira possível.

Não faça uma propaganda explícita do seu produto

“Os clientes adoram comprar, mas detestam que vendem para eles”. Essa é uma máxima que deve ser seguida para não produzir conteúdo chato e irritante. Quem está lendo seu blog não quer que você tente os convencer de comprar o seu produto a todo momento, e sim que você os instrua.

Por mais que para muitos pode ser sem nexo, fazer uma propaganda desenfreada daquilo que você vende, pode te tornar aquela empresa chata e inconveniente que dificilmente um cliente irá querer ter um relacionamento.

Faça um bom planejamento de conteúdo com base nos seus objetivos

Para fazer um planejamento, saiba qual é a finalidade que você tem em mente para o seu site, antes de mais nada. Caso você queira converter visitantes em leads, ofereça conteúdos que estejam atrás de Landing pages ou de formulários. Já se a sua finalidade é trazer desconhecidos para o seu site, conteúdos e postagens que sejam abertas e não necessitem preenchimento de formulário ou afins.
Feito isso, defina o formato da sua postagem, seja ela por meio de ebook, apresentação de slide, infográficos ou até mesmo por vídeo. A escolha da plataforma utilizada para o conteúdo, deverá ser pensada e produzida de acordo com aquilo que o seu persona corresponde melhor.

O seu conteúdo não precisa ser longo ou extremamente elaborado no início, nem deve “encher linguiça você precisa apenas definir metas de acessos, leads e ir atrás dela. Após fazer o seu planejamento e ver qual a finalidade do seu conteúdo, há algumas dicas que podem te ajudar:

  • Seja específico. Isso trará a você o visitante que realmente se tornará um lead qualificado;
  • Facilite, seja objetivo. Já que as pessoas andam muito ocupadas ultimamente, criar um conteúdo muito subjetivo, faz com que o seu visitante desista de navegar em seu site;
  • Seja educado e não promocional. Antes de mencionar o seu produto, crie uma relação com o visitante, afim de que ele se sinta confortável e no momento da compra, confie no seu produto;
  • Primeiro conteúdo, depois o design. Não adianta criar um design maravilhoso se o conteúdo não for de qualidade.

Distribua o seu conteúdo da melhor maneira possível

A entrega do seu conteúdo é tão importante quanto a criação dele. Há um grande mito de que o mais trabalhoso é criar o conteúdo e após isso, basta simplesmente publicar e esperar a mágica acontecer.

Com a grande variedade de conteúdo na internet, somente aquilo que terá uma certa relevância vai se destacar, por isso, lembre de brigar pela atenção do seu visitante e não pelo espaço.

Pense também, sempre em qual meio você vai utilizar para divulgar isso, seja Facebook, Instagram ou blog.

Analise o tipo de conteúdo que gerou mais resultados

A análise não é um ponto específico do Marketing, porém, ela deve estar em pauta a todo momento. Tudo aquilo que você for fazer em sua estratégia de Marketing, deverá passar por uma pesquisa, seja ela de conteúdo de empresas concorrentes, formulários respondidos por clientes ou até mesmo a famosa pesquisa feita boca a boca.

Por fim, analise sempre o conteúdo já publicado. Será que o conteúdo foi abordado da maneira correta? Será que ele gerou o resultado esperado? Busque examinar tudo e obtenha respostas para as perguntas que surgirem, após isso, repita o processo corrigindo os erros e empenhe-se pela progressão.

Lembre-se, quanto mais frequente for as suas postagens com conteúdo de qualidade, mais o seu blog irá crescer e influenciar no mercado.

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