Buyer Persona: qual a importância para sua empresa?

Conhecer o consumidor da sua marca é essencial tanto para o desenvolvimento dos produtos/serviços quanto para a definição das estratégias utilizadas na comunicação. No caso do Marketing Digital, utilizamos Buyer Personas para auxiliar na produção de conteúdos das redes sociais, sites e blogs.

Sendo assim, neste post vamos falar sobre a definição de Persona e qual a importância para a sua empresa.

Mas afinal, o que é uma Buyer Persona?

Trata-se da criação de um perfil do seu “cliente ideal”, suas principais características, estilo de vida, personalidade, gostos, etc. Para criar este perfil fictício, é necessário tempo para pensar em tudo o que pode atrair o seu cliente ou fazer com que ele desista de fechar negócio com sua marca –  se necessário, tenha mais que uma persona.

Suas personas devem ser baseadas em dados reais sobre as características do seu público-alvo, desenvolvendo também a personalidade delas – ou seja, quais são seus desafios diários, em qual segmento trabalha, quais são suas motivações e objetivos. Lembrando que, é importante lembrar também dos clientes insatisfeitos, eles te ajudarão a ter uma outra percepção do seu produto e sempre poderão contribuir para melhorias nele.

Por que é preciso criar uma persona?

Ao criar o perfil ideal de um consumidor, é possível desenvolver estratégias de comunicação direcionadas à ele, aumentando as chances dele se interessar pelo seu produto/serviço. A criação de uma persona está entre os primeiros passos em uma estratégia de Marketing Digital, pois sem que você conheça as características do seu consumidor, sua empresa corre um grande risco de investir em Marketing e não conseguir alcançar o objetivo esperado, ou seja, lucro!

Além disso, uma persona irá auxiliar na definição da linguagem de comunicação utilizada pela sua empresa, quais redes sociais sua marca deve estar presente, qual conteúdo deve ser produzido e qual a periodicidade de cada um, links que podem ser patrocinados e periodicidade de e-mail marketing.

Persona e Público-alvo tem o mesmo conceito?

Apesar de parecer que eles possuem o mesmo significado, existe uma diferença entre os dois: o Público-alvo são pessoas que você vende o seu produto/serviço; já uma persona representa o seu cliente ideal de forma 100% personalizada, com informações ricas sobre ele. Mesmo que sejam parecidos, abuse das características da sua persona para criar estratégias de marketing exclusivas para ela!

Por último é importante lembrar sempre de analisar e melhorar suas personas, atualizá-las da mesma forma que atualiza seus produtos/serviços.

Share this post